A Ergonomia do "trabalhador sentado"

Computer Workstation VariablesA Ergonomia é uma ciência que tem como objectivo o estudo e compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. Oriunda desta disciplina surge a profissão de Ergonomista o qual aplica teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas.

A definição de Ergonomia ajuda a compreender a importância que esta disciplina tem para os técnicos de saúde e segurança no trabalho. Uma das consequências mais negativas e com maior impacto em termos de custo para as empresas e para o erário público são: as vulgares "dores de costas", lombalgias, dor ciática, etc. que estão fundamentalmente ligadas a problemas de ergonomia no trabalho.

Assim, a postura do trabalhador, quando o seu trabalho implica longos períodos de imobilização, é fundamental na prevenção dos riscos associados a este tipo de profissões. Uma má postura provoca, a médio longo prazo, dores na cervical, lombalgias, hérnias discais, e diversas outras patologias do foro músculo-esquelético. Para uma postura adequada do trabalhador que exerça a sua atividade sentado, durante longos períodos, sugerimos alguns conselhos:

  • Altura adequada da cabeça em relação aos ecran dos computadores, mantendo-a numa direção vertical e projectando os ombros para tráz, de modo a não prejudicar a zona cervical da cabeça,
  • Utilização de cadeiras com apoio adequado e que forçem a postura do indíviduo a um ângulo de 90º,
  • Pés bem apoiados no chão, formando um ângulo de 90º nos joelhos, de modo a melhorar a circulação nos membros inferiores,
  • Proximidade em relação ao teclado de modo a permitir o apoio dos antebraços na mesa, formando um ângulo de 90 graus no cotovelo de modo a não pressionar excessivamente a cervical.
  • Por cada hora de trabalho imobilizado deverá fazer flexões e exercícios de alongamentos na cabeça, braços, e pernas de modo a activar a circulação sanguínea e previnir a rigidez muscular.

Trabalhar sentado não é assim tão inofensivo como pode parecer à primeira vista. Estar sentado durante todo o período de trabalho força mais as costas do que se estivesse em pé durante o mesmo tempo. Apesar da legislação nesta matéria já existir desde 1986 (Decreto-Lei n.º 243/86 que aprova o regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritório e Serviços, como transposição da Convenção n.º 120 da Organização Internacional do Trabalho), muito trabalho existe ainda por fazer.

A formação de técnicos credenciados para ajudar a implementar boas práticas de ergonomia no trabalho é um dos caminhos a percorrer e que em Portugal está devidamente regulamentado peo ACT através dos cursos para técnico de segurança e higiene no trabalho.

Data de Publicação: 
01/10/2013